Check-in: Villa Luis Carlos | Guararema


VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SÃO PAULO - BLOG PONTO DA LIRANo último fim de semana, estive em uma vila chamada: “Luis Carlos”. Trata-se de um bairro turístico, pertencente a cidade de Guararema, estado de São Paulo. E apesar de ter ido a trabalho (fui fazer um ensaio fotográfico para a Starta Media), não poderia deixar de fazer algumas capturas da vila, e compartilhar minhas primeiras impressões com vocês.

Começo dizendo que fiquei encantada com Luis Carlos. É -de longe- um dos lugares mais românticos, e bem conservados que já estive. VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 000
Há quem diga que Luis Carlos é um bairro, há quem diga que é uma vila, e há quem diga que trata-se apenas de uma estação ferroviária. Porém, escolhi tratá-la como vila, pois achei muito mais apropriado.

A vila foi inaugurada em Novembro de 1914. Seu nome derva-se do nome de Dr. Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros. Ele foi o chefe do 2º Distrito Ferroviário da Central do Brasil. Na época, Dr. Luis Carlos autorizou a construção dessa ferrovia em Guararema, pois os imigrantes que povoavam a região, necessitavam de transporte para a produção da lavoura tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro.
IMG_3229
A vila Luis Carlos foi totalmente revitalizada em 2014. E o objetivo da revitalização, foi preservar as características arquitetônica dos anos 90. As construções do local ganharam uma paleta de cores leve e cheia de energia. As placas, postes, luminárias são detalhes charmosos que fazem toda a diferença, deixando a vila com um aspecto de uma novela de época.
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 003
Há muitas pessoas que contam a história de que a vila Luis Carlos, já foi uma favela. E todos os moradores de lá, foram enviados para outro local. Então, após a revitalização, a vila passou a ser apenas um ponto turístico. Justamente por isso, há apenas comerciantes no local.VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 001
A propósito, os comércios estão um ao lado do outro. E são muito característicos. Por exemplo: Há uma grande varanda que é a “Praça de Alimentação”. Lá, há muitas opções de comidas caseiras e até mesmo típicas. Provei apenas um pão de queijo oferecido a mim pela Luciane (dona da Espaço A, qual estávamos fotografando os looks). Pois como disse, fui ao local a trabalho. Mas pretendo retornar e experimentar os bolos do local (que foram muito bem recomendados por minha modelo, Fernanda). E pelo pão de queijo, já consigo imaginar o resto. Estava muito bom!VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 004
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA - 007
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 006
Mas, se você não quiser sentar-se na praça de alimentação, você pode optar por um saquinho de pipoca, vindo de um carrinho de pipoca tão de verdade que até parece de mentira. Dá uma olhada:
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 007
É praticamente impossível passar pela vila e não conhecer a tradicional e pequenina “Igreja de São Lourenço”. Ela foi construída em 1906, e faz parte de toda a história do vilarejo.
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 005
Aos que não são cristãos-católicos, há também uma pequena igreja “Assembléia de Deus”, que também faz parte da história do local. Mas o charme está na igrejinha católica, sem dúvidas.
VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 002

Vamos falar sobre os passeios de “Maria Fumaça”?

“Como a história de Guararema se confunde com a história do transporte ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras histórias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de Guararema.

Agora, a “Velha Senhora” volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além de fomento ao turismo cultural. O projeto, que envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, é uma soma de grandes resultados como o restauro da locomotiva 353, a revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, a reconstrução da via férrea no trecho do passeio, a autorização da realização do passeio e a reconquista do transporte ferroviário de passageiros de Guararema.

Fabricada nos EUA em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 142 passageiros.

Circulando entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho 5,5 quilômetros, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mais os desvios, o que compreende um trajeto de 6,8 quilômetros, o passeio cultural promove uma verdadeira volta ao passado, porém, tem o futuro como destino, pois será utilizado como um projeto piloto para demais municípios que tenham viabilidade técnica para implantação do passeio.”

A “Estação do Trem” está encantadora aguardando os passeios da “Maria Fumaça”, próximo a estação está o NEA (Núcleo de Educação Ambiental) e o CAT (Centro de Atendimento aos Turista e um espaço de Fomento à Cultura.

VILA LUIS CARLOS - GUARAREMA - SP - PONTO DA LIRA 008
Fonte de imagem: Guararema.sp.gov.br

O valor atualizado do passeio, é de R$50 por pessoa. Este valor é válido para todas as idades. E o pagamento deve ser em dinheiro. Vale considerar que cada passageiro tem o direito de levar consigo uma criança de até cinco anos de idade (ela deverá fazer o passeio no colo do responsável). Não é obrigatório fazer reservas. Porém, é super recomendável. Fica bem lotado! E quando é feita a reserva, o seu lugarzinho fica garantido. Para efetuar sua reserva, acesse este site.

Anote aí o endereço:
Estrada Municipal Argemiro de Souza Melo, 1501 – saída para Mogi das Cruzes. Abaixo, um mapa saindo do Shopping Mogi.


Agora, um pouquinho do que rolou por lá:

Para conferir o ensaio completo, me acompanhe no Instagram: @BlogPontodaLira


assinatura-blog-ponto-da-lira

6 comentários em “Check-in: Villa Luis Carlos | Guararema

  1. Estava bem cheia. Nas fotos está vazia, por que eu esperava as pessoas saírem de cena, pra fazer as capturas. Haviam umas 150 pessoas que haviam saído para passeio de trem. E mais um bocado ficou esperando. A praça de alimentação, nem tirei foto, por que estava bem cheia também. Há muitos turistas por lá. Vale a pena conhecer. Mas, é super tranquilo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. É mesmo, você mesmo disse que foi a trabalho e fotografar com multidão nem sempre é o padrão. Vou sim, assim que for a Sampa no meu filho, peço a ele para programar um passeio nessa Vila. Obrigado! 🙂

    Curtir

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s