15 frases ditas por Barack Obama durante o discurso de despedida


Por Thaís Lira 

No dia 11 de Janeiro, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esteve com sua família em Chicago  (local onde deu início à sua carreira política), para o seu discurso de despedida. Seu discurso teve duração superior a 50 minutos, e trouxe boas lembranças, esperanças, e claro, muito emoção à platéia. Diante de todo o mundo, Obama fez menção à sua luta pelo fiz do racismo e do preconceito. Mencionou as medidas durante sua gestão, sobre a permissão definitiva do casamento de pessoas do mesmo sexo. E falou sobre assuntos complexos, mas de suma importância para o cidadão americano, e todo o mundo – divisão, reclusão e a desigualdade econômica.

Dentre tudo o que fora falado pelo ex-presidente, separei 15 frases quais considerei muitíssimo importantes não apenas para conceitos políticos. Mas, para uma vida inteira.

Espero que gostem.

  1. “aprendi que a transformação só acontece quando pessoas comuns se envolvem, se engajam e se unem para reivindicá-la.” 
  2. “É a convicção de que todos fomos criados iguais, dotados por nosso Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.” 
  3. “Liberdade de perseguirmos nossos sonhos pessoais, com nosso suor, nosso trabalho e imaginação – e o imperativo de lutarmos juntos, também, para alcançar um bem maior.” 
  4. “Mas foi o que fizemos. Foi o que vocês fizeram. Vocês foram a transformação.
  5. “a democracia exige, sim, um senso básico de solidariedade – a ideia de que, não obstante todas nossas diferenças externas, estamos nesta juntos; que nos elevamos ou tombamos com um só.” 
  6. “Mas nós não chegamos aonde precisamos chegar. Todos nós temos mais trabalho a fazer” 
  7. “Mas as leis não serão o bastante, por si sós. É preciso que os corações mudem.” 
  8. “Se o alcance da liberdade e do respeito pelas leis se reduzir em todo o mundo, aumentará a probabilidade de guerras dentro e entre países, e nossas próprias liberdades acabarão ameaçadas.” 
  9. “Portanto, sejamos vigilantes, mas não tenhamos medo.” 
  10. “Cabe a cada um de nós ser um daqueles guardiões ansiosos e zelosos de nossa democracia e abraçar a tarefa compensadora que nos foi dada de procurar continuamente melhorar esta nossa grande nação.” 
  11. “Porque, não obstante todas nossas diferenças externas, todos compartilhamos do mesmo título que é motivo de orgulho: cidadão.” 
  12. “Compareça. Mergulhe fundo. Persevere. Algumas vezes você vencerá. Outras perderá. Supor que há uma reserva enorme de bondade nos outros pode ser um risco, e haverá momentos em que o processo o decepcionará.” 
  13. “No entanto, não estamos onde precisamos estar. Todos nós temos muito trabalho para fazer” 
  14. “O futuro está em boas mãos”. 
  15. “Sim. Nós podemos!”
93352236_1c3d67c7-2709-4571-9a84-2ddb94a6a09b
Fonte: BBC

Leia o discurso completo de Barack Obama na íntegra, clicando aqui. Ou assista-o abaixo:


Gratidão por me ler! 

Você também poderá me acompanhar em minhas redes sociais:
INSTAGRAM | YOUTUBE | TWITTER | FACEBOOK

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s