Documentários para interessados em moda e estilo


Por Thaís Lira

Elaborei um guia com os melhores documentários aos interessados em moda & estilo, que podem ser assistidos pelo Netflix.  Espero que gostem.

“Advanced Style” – Documentário que acompanha senhoras fashionistas em Nova York.

200516-filmes-fashion-netflix-11
Fonte: Amazon

“Advanced Style”, é um documentário que mostra a vida de sete senhoras nova-iorquinas muito excêntricas e originais. O documentário é baseado no blog de Ari Seth Cohen, qual carrega o mesmo nome do documentário. Sem dúvidas, um dos documentários mais bem elaborados há tempos. “Advanced Style” pinta com muita cor e absoluta maestria, a obra de arte que é cada uma dessas mulheres. A idade deles vai de 62 a 95 anos. E a grande proposta do documentário é questionar e desafiar ideias convencionais sobre beleza, sobre envelhecimento, e principalmente: a ridícula obsessão pelo rejuvenescimento, como se não fosse possível amar-se, deslumbra-se e divertir-se com o passar dos anos.

“Iris – Uma vida de estilo” – Documentário sobre a vida de Iris Apfel

1429780509457-cached
Fonte: Elle, da Editora Abril

Poderia dizer que a história de Iris Apfel, me emociona. E honestamente, vai muito além de um documentário sobre moda e estilo. “Iris” traz de forma singela, divertida e muito envolvente, a singularidade de uma mulher que venceu na vida, tornando-se referência ao que se refere a enxergar a vida como um verdadeiro espetáculo, um verdadeiro experimento. O documentário reflete toda a sua criatividade, sua espontaneidade, seu profissionalismo, sua ética, seus valores, mesmo durante uma depressão profunda. E mostra a importância de mantermos nossos princípios e valores, independente do que o mundo cobra de cada um de nós. Estilo e personalidade, começa do lado de dentro.

“Jeremy Scott the people’s designer” – Documentário sobre o nome e personalidade por trás de Moschino.

MADE FASHION WEEK presents: LEXUS Lounge - DAY SEVEN
Fonte: Conversations About Her

O documentário conta a história de Jeremy, que de designer, tornou-se o diretor criativo da consagrada marca Moschino. Bem, não tem uma fotografia muito impressionante, e o documentário em si, é relativamente simples. Mas é de suma importância, conhecer a trajetória de Jeremy, vez que o mesmo passou por muitas etapas difíceis, para tornar-se quem é hoje. Recomendaria esse documentário especialmente aos estudantes de moda, ou àquelas pessoas que têm como meta de vida, serem reconhecidas no universo fashion. O documentário é bastante realista e inspirador.

“Diana Vreeland”Documentário sobre uma das diretoras da revista Vogue. 

photo-5-1
Fonte: Meu pequeno Bau

Poderia ter escolhido uma imagem mais clássica para apresentar o documentário acima a vocês. Mas minha exigência fotográfica, não permitiu. Por tratar-se de um documentário bem antigo, a fotografia não é das mais agradáveis, de fato. Mas esse documentário é uma relíquia. E evidentemente, não deixaria de recomendá-lo. O documentário conta a história de Diana Vreeland – uma das diretoras da poderosa revista Vogue.

“The director – Uma criadora na Gucci” – Documentário sobre a trajetória de Frida na Gucci.

Frida Giannini
Fonte: Dave Youder

Marca consagrada no meio da moda, a Gucci passou por situações difíceis e perdeu grande influência. No entanto, acabou ganhando fôlego com a entrada da diretora de criação italiana Frida Giannini em sua equipe. Seu trabalho ultrapassou o mundo das passarelas: a profissional combina diferentes influências criativas e é uma das únicas mulheres a liderar uma grande empresa de moda (Fonte: Adoro Cinema).

“Fresh Dressed” – Documentário que mostra a relação da moda com o hip-hop. 

150902165742-16-fresh-dressed-hip-hop-fashion-super-169
Fonte: No Hype

De todos, esse foi o único que ainda não assisti por completo. Talvez, não tenha me atraído tanto quanto os outros. O documentário traz à tona, a relação entre a moda e o hip-hop. Cria uma ponte de conexão entre as duas coisas. E mostra que existe uma grande e forte ponte de acesso entre o que vemos nas grandes passarelas, e subúrbio dos Estados Unidos. O documentário conta com a participação de Pharrel Williams e Kanye West.

“The true Cost” – Documentário sobre os danos humanos e ambientais que a moda pode gerar. 

true-cost-documental
Fonte: AsuEvents

De todos, o mais polêmico e que mais nos leva a uma profunda reflexão sobre o consumo.
Assisti recentemente (e foi por causa dele, que resolvi fazer essa postagem), e não me arrependo. A grande proposta desse documentário é -de forma muito realista- nos levar a pensar não apenas sobre cada peça que iremos consumir daquele “fast-fashion” que tanto amamos. Mas sobre cada uma das pessoas e famílias por trás dessas peças. Além disso, o documentário dá ênfase aos impactos ambientais, gerados pela indústria da moda. Sem dúvidas, um documentário que questiona os preços, e principalmente: nossos valores. Recomendo muitíssimo.

Todos os documentários acima, estão disponíveis no Netflix.


thaís lira

Anúncios

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s