10 lugares exóticos na América Latina (quais pretendo conhecer)


Por Thaís Lira

Fiz uma lista de 10 (dez) lugares exóticos para conhecer na América do Sul. Claro que, assim como desejo a mim ter essas vivências, desejo a vocês. Por isso, vim aqui compartilhar. Depois me contem o que acharam, e contem também se porventura já estiveram em alguns dos lugares mencionados.

Vocês estão preparados para a chuva de postagens sobre viagens que estão por vir nesse blog? Esse ano me surpreendeu positivamente. No início do ano, perdi minha viagem à Argentina. E o que tinha para ser um ano com poucas viagens, foi o ano que mais viajei. Posso dizer que a viagem que fiz à Salvador, foi especial. Aquela viagem me abriu grandes portas. Sou grata.

No último Sábado, retornei de uma viagem “surpresa” que fiz ao Chile. Pretendo falar muito a respeito dela. E provavelmente, estarei embarcando a outros dois lugares bem especiais nos próximos dias. Então, preparem-se, porque esse assunto vai tomar muita força por aqui. Espero muito que gostem de tudo o que tenho preparado com absoluto respeito e carinho.

Vamos lá?

1. Gruta da Lagoa Azul na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso (Brasil)

Nunca fui ao Mato Grosso. E apesar de me sentir mais atraída por outros destinos, não posso negar o desejo imenso que tenho em conhecer cada estado do nosso país. Especialmente essa gruta, me deixou numa expectativa gigante em estar sob esse teto natural.

caverna-aroe-jari-e-lagoa-azul
Imagem: DayUseMt

Dá uma olhada na informação que encontrei no site ChapadaMT:

A Gruta Lagoa Azul é a mesma trilha que leva a Caverna Aroe Jari. Uma gruta fascinante por sua imensa beleza e curiosamente em uma das boca ao lado da gruta, na parece que se desprendeu e acabou caindo, apareceu uma Santa que é muito parecido com a “Nossa Senhora Aparecida”. E por volta das 14:00 até umas 16:30 o sol reflete na água e faz essa imagem fantástica dando essa tonalidade azul. Depois de uma caminhada de 4 km se deparando com essa vista, todo o cansaço desaparece e o encantamento aparece, com certeza vale a pena fazer a trilha e levarmos essa imagem em nossas mentes.

Não sou pertencente a religião alguma. Mas achei a informação super interessante. Deve ser realmente lindo, memorável e com grandes significados aos que creem. Segundo a informação que encontrei, custa R$65 a entrada na tralha da caverna. E o passeio só pode ser feito com guia/condutor local. Por essa vista, vale super a pena!

Você pode recolher mais informações aqui, aqui e aqui.


2. Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros, Goiás (Brasil)

A primeira vez que vi fotos desse lugar, custei a acreditar que não tratava-se de uma super edição no Photoshop.  E no fundo, ainda tenho minhas dúvidas. Não é possível uma coisa bonita dessas. Alguém já foi? Me conta se é de verdade ou de mentirinha? Ou sei lá, me belisca. Tanto faz.

3751018118_c3185e6fe2_b
Imagem: Eduardo Dias Gontijo

Uma curiosidade sobre o Vale da Lua, é que o mesmo recebe esse nome, por ter uma grande similaridade com o solo lunar. Nunca fui à lua. Mas realmente, parece muito! (risos) Outra informação bacana que encontrei, é que há um valor simbólico a ser pago para fazer a trilha. A mesma, tem cerca de 600 metros. Ao que parece, é bem tranquilo. Por isso, não é obrigatório a presença de um guia turístico. Mas é claro que é preciso ter sempre muito cuidado e cautela, pois estamos lidando com uma força gigante, chamada natureza.

Fiquei com bastante vontade de conhecer.


3. Monte Roraima em Roraima (Brasil)

Acho que de todas, essa é a que mais me gera impacto visual. A captura é realmente digna. E sei o poder que uma boa fotografia tem de nos convencer sobre qualquer coisa. Mas cara… Todas as fotos que vejo do Monte Roraima, são de cair o queixo. Das profissionais até as mais amadoras.

monte-raraima
Imagem: hypescience

Segundo as pesquisas que fiz, o Monte Roraima é um dos lugares mais antigos do planeta. Ele foi “formado” há cerca de 2 bilhões de anos. Sua altitude também é impressionante, mede-se 2.700 metros. E seu comprimento, 15 km. Deve ser um espetáculo, sim ou claro? Algo bacana de saber, é que o monte é rodeado de rochas, cachoeiras, piscinas naturais, cristais, vales… Realmente, o coração deve parar num lugar desse. A propósito, não li nenhuma história de turistas que foram e sobreviveram (lê-se voltaram do mesmo jeito que foram) a esse cenário. Quero muito! Quem sabe não aproveito e dou uma passadinha pela Venezuela e Guiana? Porque sim, o Monte faz divisa com esses dois países. Que tal, ein?


4. Praia de Morro Branco em Beberibe, Ceará

Acho que temos uma postagem que devia chamar-se: 10 lugares exóticos para conhecer no Brasil, não é mesmo? Estou amando compartilhar isso com vocês, porque consigo sentir meu coração se abrindo muito para esse país lindo que vivemos. Eu sei que há muito para se viver, contemplar e vivenciar por solos brasileiros. A gente só precisa direcionar melhor nossa perspectiva, sobre essas coisas tão lindas que têm passado despercebidas.

ed2ec58463c5acd6c940b988a4f67bd0
Imagem: Pinimg.com

Há várias informações muito boas sobre o local nesse site. Vale a pena dar uma conferida. Mas faz isso depois, ein? Ainda faltam 6 lugares para conhecer na região sul de nosso continente.


5. Gruta da Pratinha na Chapada da Diamantina, Bahia

Não vou negar: uma de minhas maiores frustrações, foi ter passado tanto tempo na Bahia, e não ter ido conhecer um dos lugares mais bonitos não apenas do Brasil, mas do mundo inteiro. A Chapada Diamantina é conhecida por quase todos os mochileiros/viajantes do mundo. E pelo menos 95% dos viajantes que conheço, têm pretensão de conhecê-la. Estou entre eles. Em minha próxima passagem pela Bahia, escrevam isso: vou conhecer a Chapada Diamantina. Prometo.

57dbd733176207137659a161ccf8e23c
Imagem: TripAdvisor

O que dizem, é que a Chapada Diamantina reúne 152 mil hectares no estado da Bahia. Pouca coisa, né? Imensidão!

Veja todas as informações sobre o local, clicando aqui.


6. Glaciar Perito Moreno/El Calafate, Argentina

Muito provavelmente, morreria ao presenciar uma cena como essa. Deve ser por isso que minha viagem à Argentina no início do ano, não tenha dado certo. Mas passaria muito bem dessa para melhor, sem dúvidas (risos). Brincadeiras a parte, sei que não é exagero meu. Gelo é uma coisa bonita demais! Pelo menos, desde pirralha, tenho um fascínio por esse elemento. Vocês não acham que tenho razão? Veja isso:

perito-moreno
Imagem: GuideTravel

Quem passou o Photoshop nessa imagem, para fazer meu coração se apaixonar, volte aqui e refaça isso imediatamente.


7. Cavernas de Mármore, Chile

MANO! Voltei do Chile no último final de semana. E COMO ASSIM só descobri isso AGORA? Não é possível que isso exista. Alguém confirma a inexistência e diz que essa imagem é fake, pelo amor de Deus. CA-RA-CA! Gringos que leem o blog, me desculpem pelo excesso de gírias, mas é que, MANO! Inevitável. Até o final desse artigo, muito provavelmente estarei fazendo as malas e indo viajar o mundo com esse meu rico orçamento de 2 reais e 100 pesos.

marble_cathedral_inside_-_flickr_-_jvieras
Imagem: Planeta Cativante

Já estava pensando seriamente em ir morar um tempo no Chile. Juro pra vocês que tá difícil lutar contra essas minhas vontades, depois de uma coisa dessas. Olha aqui, Mãe Natureza, você não está contribuindo (risos, risos). Mentira, te amo!

Obs: cadê o meu guia turístico favorito pra me levar nesse negócio, pelo amor de nosso Criador?


8. Praia Brava, Punta del Este, Uruguai

Esse é outro cenário que tenho minhas dúvidas se é de verdade. A Praia Brava é muito conhecida em todo o mundo, também. Não é pra menos, não é?

praia-brava
Imagem: Quanto Custa Viajar

Bem, apesar da imagem ser impressionante, trata-se de um período de manifestação especial. Se liga:

Ondas que brilham no escuro costumam chamar a atenção de quem passa pela Praia Brava à noite. O mar brilhante é resultado do fenômeno chamado bioluminiscência, que acontece por meio das criaturas marinhas fitoplâncton phytoplankton.  A luz azul que cobre as ondas foi capturada pelo fotógrafo Remco Douma. (Fonte: Quanto Custa Viajar)

Bem bacana, não é? Ando com uma vontade bem grande de ir ao Uruguai. Imagine uma cena dessas de pertinho? Ah, coração! Você é tão pequeno perto de uma grandiosidade divina dessas.


9. Caños Cristales, Colômbia

Para começo de conversa: tive dificuldade para escolher a melhor foto (dentro dos meus critérios) que descreva esse lugar. O motivo: multiformidade impressionante. Desculpem-me por usar essa palavra tão-tão-tão complexa (risos eternos) é que depois de uma sequência de gírias, preciso reconstruir minha moral com vocês, caros leitores que ao que me parece, ainda não desistiram de mim. Continuando, porque foco é uma coisa importante na vida. Vamos ao que realmente importa:

gl46-colombia-special_section-cancc83o_cristales-1500x900
Imagem: Get Lost Magazine

Pelo o que meu pobre ser mortal entendeu, rio Caños Cristales é considerado o rio mais bonito do mundo, por ser o único a conter três cores em sua composição. E essas cores são graças as algas e e plantas aquáticas que se aglomeram de maneira “organizada”, criando essa paleta de cores espetacular. Quero conhecer? Sim senhores.


10. Salar de Uyuni, Bolívia

Quero e preciso que me perdoem por ter colocado o Salar de Uyuni, invés de minha primeira opção: Bonito, no Mato Grosso de Sul. Só que, pense comigo: bonito é tão bonito, que todo mundo o conhece (todo o mundo, literalmente). Um dos destinos mais procurados no Brasil. Então, optei por colocar nessa lista, o Salar de Uyuni, qual amigos queridos estiveram, e confirmaram ser um dos lugares mais impressionantes quais já estiveram. A Bolívia é linda! Quero muito conhecer lugares como esse. Que carregam magnitude, presença divina, e muita-muita-muita força natural.

download
Imagem: Live Unbound

E vocês? Quais lugares exóticos vocês têm vontade de conhecer? E quais vocês já conheceram? Me envie um comentário, e-mail, recado nas redes sociais… Seja como flor, vou amar ter essa troca com vocês.

Ah, agora o meu Instagram é apenas @BlogdaLira, tá?

assinatura post blog

Anúncios

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s