Retiro de Mindfulness & Yoga


Por Thaís Lira

Um dos momentos mais especiais que a blogosfera me trouxe, ocorreu de 01 a 04 de Novembro de 2017, em Mairinque (especificadamente no Chakra do Coração). E mesmo já havendo passado alguns dias, não deixaria de vir até aqui para compartilhar um pouco sobre essa experiência ímpar com vocês.

Tudo começou em 2016, quando comecei a trabalhar na Starta Media. Durante meu trabalho na Starta, como redatora, conheci a Dani Bisol e Larissa Gaigher que fazem parte da comissão de instrutores e diretores do centro terapêutico Natureza Interior, situado em Mogi das Cruzes. Tudo ocorreu “por um acaso”.

Na verdade, não houve acaso.

Acredito que tudo aconteceu de maneira fluída, exata, leve. Exatamente como devia acontecer. Quando falei com elas (tanto Dani, quanto Larissa) pela primeira vez, tive uma certeza: havia um propósito maior naquela conexão. Tudo era muito incógnito e não fazia muito sentido no primeiro ato. Mas como sempre acredito, basta o tempo para mostrar o nítido esclarecimento e o porquê de todas as coisas.

Até que, após alguns meses de trabalho com eles, fui convidada pela instrutora de Yoga Dani Bisol a fazer parte das aulas de Yoga no Natureza Interior, firmando assim, uma parceria entre o espaço e o blog. Com coração transbordando em alegria, aceitei. Mas ainda não havia conhecido a Larissa (responsável pelo espaço) pessoalmente.

Precisamente no final de Outubro, apareceu em meu feed do Facebook, o anúncio de um evento chamado: Mindfulness & Yoga com Larissa Gaigher e Solange Viana”. De primeiro ato, não conciliei o “Larissa Gaigher” com a Larissa do Natureza Interior. Confesso que, a princípio, tive a sensação de: esse nome não me é estranho. Cliquei no link e fui direcionada ao site do Chakra do Coração.

Lembro como se fosse aqui, agora; meu coração acelerou e se aqueceu. Só soube sentir  sorrir. Mesmo sem saber o que estava por vir.

Mindfullness & yoga - chakra do coração - retiro de yoga - o que é mindfulness

Sobre o Chakra, foi essa a minha exata e primeira impressão:

“O espaço Chakra do Coração foi idealizado para desenvolver um papel no reconhecimento da nossa real natureza, através da observação da vida no momento presente, pela busca no “silêncio”conexão com a essência divina através de práticas, vivências, palestras e retiros. Desenvolvemos e oferecemos ao público atividades de alimentação viva, vegana, vegetariana e ayurvedica, horta orgânica, danças circulares, satsang, artes, yoga, meditação, música, quiropraxia, frequências sonoras, permacultura e biocontrução. Localizada a aproximadamente a 70 km de São Paulo, no município de Mairinque, conta com infraestrutura em uma área de 25.000 m2 de verde, ar puro, vegetação e fauna nativas, em frente a uma represa, com lindo horizonte e pôr do sol.”

Foi conexão e amor à primeira vista.

mindfulness e yoga - chakra do coração - retiro de yoga - meditação

De maneira ousada, entrei em contato com a equipe do Chakra, e apresentei o meu trabalho como Criadora de Conteúdo para a Internet. Tentei (ao máximo) deixar em evidência o quão esperançosa e motivada estava em conhecer aquele lugar, que mesmo sem saber aonde e como era, me acolheu desde o primeiro parágrafo. Rapidamente, a positiva e gentil resposta de uma doce mulher chamada Ameeta. Mas, bem, sobre o Chakra e sobre Ameeta, falaremos nos próximos dias. Por ora, vamos focar nesse evento, que foi nosso primeiro encontro.

mindfulness yoga - retiro de yoga - chakra do coração - natureza interior

Nessa altura, não sabia como havia chegado ao site do Chakra. Só sabia que estava ali. Nos anúncios, o susto, a surpresa, o sorriso em dobro – lá estava o nome e o rosto de Larissa Gaigher. Foi nesse momento que me dei conta que o site em questão, estava anunciando um evento que aconteceria com uma referência de minha cidade. E que eu tinha a honra de trabalhar (mesmo que indiretamente) com ela. Mais um grande motivo para desejar sobretudo, estar ali.

1510452097100

Meu coração já não se  continha. No final daquela mesma semana, uma segunda certeza: por sorte, seria uma das abençoadas para estar no evento, que aconteceria na semana seguinte.

De malas prontas e coração cheio de esperanças, fui até o Chakra do Coração. Não sabia o que me esperava. Mas seja como e o que fosse, estaria ali. E isso já era motivo suficiente para me sentir contente.

Sobre o retiro:

mindfulness e yoga - retiro de meditação e yoga - o que é mindfulness - natureza interior - chakra do coração

A prática de Mindfulness desenvolve a capacidade de experimentar o momento presente sem julgamentos, com abertura e curiosidade, permitindo maior equilíbrio emocional e redução do estresse e ansiedade entre outros benefícios. A vivência, promoveu dias repletos de conexão com quem realmente somos, em um local totalmente convidativo, aconchegante e acolhedor, em meio a natureza. Durante todo o evento, éramos convidados a deixarmos de lado, toda a nossa rotina e atividades que ocupávamos regularmente, para desfrutarmos de cada um daqueles momentos de meditação, autoconhecimento, autocuidado, relaxamento e muita-muita-muita paz e tranquilidade.

A curadoria/co-facilitadoras:

mindfulness yoga - solange viana - retiro de yoga - retiro de meditação - chakra do coração

De um lado, Solange Viana, com sólida carreira em Publicidade e Marketing em sua trajetória profissional, Solange Viana se aprofundou na busca pelo autoconhecimento em 2005, quando passou a praticar meditação Raja Yoga. Hoje é voluntária e coordenadora nacional da Campanha Escolha a Calma. É Facilitadora de Mindfulness pelo MTI, formada pelo Lama Jangchub. Mas foi durante sua viagem à Índia, em 2011, que Solange teve a oportunidade de aprimorar sua prática em meditação e aprofundar seus métodos de autoconhecimento. Essa viagem foi decisiva para sua dedicação exclusiva ao autoconhecimento, ao trabalho voluntário e ao empreendimento de seu projeto pessoal: desenvolver e levar programas de autopercepção e autoconhecimento para grupos particulares e empresas, sempre baseados em Valores Humanos e Mindfulness.

mindfulness yoga - natureza interior - retiro de yoga - retiro de meditação - chakra do coração - larissa gaigher

Do outro, Larissa Gaigher, Bióloga, praticante de Yoga e Meditação desde 2004. É instrutora de Mindfulness pela MTI (Mindfulness Trainings International), tendo Lama Jangchub Reid como professor. Idealizadora do Projeto Plenamente, que visa expandir a importância do momento presente no dia a dia. Desenvolve e oferece Cursos de Formação de Instrutores de Yoga, além de Programas de Mindfulness para grupos particulares e pacientes de câncer. Fundadora do Espaço Natureza Interior, local dedicado à saúde integral do ser.

As atividades:

Mindfulness e yoga - retiro de meditação e yoga - natureza interior - chakra do coração
Durante todo o retiro, foram realizados experimentos, atividades lúdicas e sensoriais que o tempo inteiro, conduziram os participantes a receberem tudo o que estava sendo transmitido, com sabedoria e coração aberto. Os ensinamentos vinham com impacto e simplicidade. Houve base teórica para todo o conteúdo explorado de forma prática durante o retiro. Porém, com leveza. Tudo muito equilibrado e bem organizado. Sem contar a sinergia impressionante entre Larissa e Solange durante todas as palestras, curadorias, ministrações. Tudo ocorreu perfeitamente bem. As duas co-facilitadoras conseguiram, de fato, conduzir todo o grupo ao desenvolvimento e experimento do momento presente com abertura, receptividade, sem julgamento e muita-muita-muita amorosidade.

Mindfulness e yoga - retiro de meditação e yoga - natureza interior - chakra do coração 002

Os participantes:

Todo o conteúdo foi explorado de maneira laica. Justamente por isso, promoveu uma conexão muito expansiva; haviam cidades, culturas, profissões, campos de estudo, religiões distintas. E todos pareciam ser uma coisa só. Todos eram um. O tudo numa coisa só. Posso dizer que, mesmo sendo apenas 4 dias, me conectei com seres humanos incríveis, e que trouxe amigos para uma vida inteira. A troca que aconteceu ali, foi genuína e inesquecível não apenas a mim, mas a todos. E por mais que tentasse transmitir em palavras, ainda assim, estaria em falta. Meu coração resume em uma única palavra: gratidão.

Tanto Larissa quanto Solange e Ameeta, ainda aparecerão muito nesse blog. Estamos elaborando muitos conteúdos bacanas a vocês. Tenho certeza que serão conteúdos de grande valia.

Sobre os eventos no Chakra do Coração, acesse esse link aqui. Para acompanhar o trabalho e agenda de Larissa Gaigher, acesse esse, esse ou esse link. E para acompanhar o trabalho de Solange Viana, acesse esse, esse ou esse link. Se houver dúvidas, já sabem: pontodalira@gmail.com ou me enviem uma mensagem nas redes sociais.


Nota de Rodapé: há uma música que descreve muito bem a percepção que tive durante todo o retiro (e que é uma de minhas músicas favoritas). Ouça apertando o play abaixo:

assinatura post blog

Anúncios

Olá! Seu comentário passará por aprovação. Se seguir nossos procedimentos, ele estará disponível em algumas horas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s